A fidelização de clientes é um processo muito importante para garantir um faturamento recorrente de clientes próximos à sua banca de jornal. É por isso que no sistema Siscoban é possível manter um cadastro atualizado de todos os seus clientes mais fiéis e com isso disponibilizar algumas facilidades à eles.
Tendo o cadastro de um cliente no sistema, é possível realizar vendas "fiado" para esse cliente, isto é, aquela venda realizada não será paga no momento da compra, mas o cliente virá "acertar" as suas dívidas no final do mês, por exemplo. Isso é um processo muito comum em bancas de revistas, principalmente nas que são localizadas em regiões residenciais, onde o jornaleiro conhece e interage com seus clientes especiais diariamente. Com as informações de um cliente cadastradas no sistema, também é possível realizar reservas de produtos para aquele cliente, como edições colecionáveis, e até disponibilizar o envio automático de email para esses clientes quando revistas de sua preferência forem cadastradas no sistema!
A venda fiado é um processo muito comum no pequeno varejo e mais ainda em bancas de revistas e jornais. A solução mais comum é a utilização de cadernetas ou outras formas manuais para o gerenciamento da venda fiado. Entretanto é um erro que representa sérios riscos para o recebimento das vendas. É comum escutar casos de perdas ou sinistros em uma loja, e nesses casos, imagine o tamanho do prejuízo de perder a caderneta do fiado. Para tratar esse problema, o programa PDV Siscoban possui um controle especial para essas vendas, onde todo o histórico de compras daquele cliente fica salvo no sistema, em detalhes, com a data, horário e detalhamento da compra.
É possível também fazer a impressão de um recibo não fiscal específico para aquela venda fiado, o que lhe garante mais uma camada de segurança daquelas vendas. Vale ressaltar que o sistema Siscoban faz o backup automático da sua base de dados diariamente, possibilitando salvar os dados em servidores na cloud (como DropBox, GoogleDrive, OneDrive). Dessa forma, mesmo que aconteça algum problema sério com a sua banca e seu computador, os dados ainda poderão ser recuperados e aquelas vendas fiados estarão salvas.
A venda fiado é realizada de forma muito simples no sistema. Segue o mesmo processo da venda padrão, porém na tela de pagamento, seleciona-se o cliente no qual aquela dívida será lançada. Veja nas imagens abaixo exemplos de como fazer esse lançamento de venda fiado e um exemplo de relatório detalhando o histórico de débitos de um cliente.
Em bancas de jornais e revistas é muito comum a comercialização de edições colecionáveis, onde cada edição disponibiliza um item da coleção. Nesses casos, o cliente faz questão de receber todas as edições, e por isso, ter um software que ajude a gerenciar as vendas para esse cliente é muito importante para o relacionamento do cliente com a sua banca de jornal. Além de um bom relacionamento, essas edições colecionáveis garantem um ótimo faturamento recorrente para o seu negócio, pois clientes fidelizados em uma coleção tendem a comprar até a última edição.
No Siscoban você pode criar "reservas" de produtos específicos para um cliente. Após esse cadastro, o sistema entende que toda nova edição daquele produto deve ser reservada para o cliente. Assim, sempre que um produto novo for cadastrado no sistema, através da tela de cadastro de produtos, o programa irá gerar um alerta na tela avisando ao funcionário que existem reservas para aquele produto e também informando para qual cliente. Dessa forma, mesmo tendo funcionários trabalhando em diferentes turnos, o funcionário será avisado da reserva e então poderá guardar a revista reservada de forma separada das restantes.
No momento da venda, quando o cliente vier buscar o seu produto reservado, a venda também é um pouco diferente. Nesse caso, o funcionário vendedor irá selecionar o item através da tela de Reservas e não diretamente do filtro de produtos geral. Assim o sistema entende que aquela reserva está sendo absorvida e a venda para o cliente será realizada. Essa venda pode ou não ser uma venda fiado, isso depende somente da forma como o cliente vai pagar aquela venda e não do fato do produto estar reservado ou não.
Veja abaixo algumas imagens que ilustram esse processo de reservas.
Sabemos que no negócio de bancas de revistas e jornais é preciso inovar para manter suas vendas em alta. Por isso, no sistema Siscoban, temos uma ótima funcionalidade para manter seus clientes atualizados sobre as novidades que temos nas bancas. Pelo sistema, é possível configurar quais os gêneros de produtos que cada cliente tem interesse. Dessa forma, sempre que novos produtos são cadastrados no sistema, o sistema deixa preparado uma lista de envio de emails pronta para informar aos clientes quais novos produtos do seu gênero de interesse estão disponíveis na banca.
É claro que isso não é um desejo de todos os clientes, pois muitos podem não querer receber e-mails assim, e por isso é possível configurar para quais clientes essas listas são preparadas e o disparo de e-mails só é realizado após a sua confirmação. Assim, você consegue definir a frequência, para não enviar e-mails muito frequentemente aos seus clientes.
Essa é uma ótima forma de manter seus clientes mais próximos. Pois recorrentemente receberão uma mensagem da sua banca de revistas lembrando que você está ali com conteúdo novo e personalizado para ele. Aproveite bem essa funcionalidade pois é um grande diferencial seu em relação à outras bancas que estão também próximas do seu cliente.
Cadastro de produtos de forma automatizada com a ajuda de um banco de produtos pré-cadastrados
Emissão e guarda de documentos fiscais ECF, NFC-e, NFC-e SAT (SP) e NF-e, regularize-se com o fisco!
Integração total de reparte, encalhe e visualização de capas com distribuidoras de revistas
Controle total sobre as compras e reservas de produtos para clientes especiais
Maior rapidez em tarefas de organização de estoque, devoluções, cadastrados...
Livre-se da necessidade de anotar tudo em cadernos. Utilize o computador à seu favor
Listagem de vendas por funcionários e permissões de acesso diferenciadas para cada funcionário
Informações gerenciais das vendas por períodos do ano, mês ou dia através de gráficos personalizados
Controle total sobre entrada de produtos, vendas e devoluções de produtos consignados